sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PostHeaderIcon Ribs on the Barbie com maça no mel

Olás,

Essa é uma das minhas receitas favoritas apesar de ser engordiet...rs...

Já disse algumas vezes que gosto muito de um restaurante californiano que se chama Outback. Ele é um pouco mais caro, mas com certeza vale a visita.

Depois de muito pesquisar na internet, juntar uma informação daqui, outra dali, consegui montar uma receita básica para fazer uns dos pratos que mais gosto no Outback: o "Ribs on the Barbie".

Já fiz algumas vezes aqui em casa e o povo (vulgo meu marido... rs...), se acaba de comer. Já cheguei inclusive a faze-la em um Natal.

Embora seja demorada (você precisa deixar a costelinha marinando por no mínimo 6 horas), fica uma delícia e vale muito a pena!

Ribs on The Barbie

Ingredientes:
Uma peça de costela de porco com mais ou menos 1 1/5 kg
2 dentes de alho moídos
2 colheres (sopa) azeite de oliva
Sal grosso (moído na hora)
Pimenta do Reino (moída na hora)
Alecrim à gosto
Suco de um limão

Molho Barbecue:
Ingredientes:
1 xí­cara de suco de tomate
1/2 xí­cara de suco de laranja
1 xí­cara de ketchup
1/4 xí­cara de molho inglês
1/4 xí­cara de shoyu
Suco de 1/2 limão
1 cebola média picadinha
1/4 xí­cara de vinagre de maçã
1/4 xí­cara de açúcar mascavo
1/4 xí­cara de mel
1 colher sobremesa de manteiga
1/2 colher de sopa de mostarda
3 dentes de alho bem picadinhos
Sal à gosto
Pimenta do reino (moída na hora) à gosto

Porém se você não quiser fazer o molho barbecue em casa, pode comprar o molho pronto no mercado (também fica muito gostoso).

Modo de fazer:
Tempere a costela com o sal, pimenta do reino, alecrim, suco do limão e o alho. Coloque essa mistura num saco grosso (vende no mercado) e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Para fazer o molho barbecue: aqueça os ingredientes acima (comece pelo açucar e vá acrescentando os demais logo em seguida). Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por por 30 minutos. Apague o fogo, salpique pimenta a gosto, a manteiga, sal a gosto e misture tudo. Reserve.

Obs: quando a começar a engrossar, vai começar a borbulhar como molho de tomate, nessa hora tampe a penela por que pode sujar muito o seu fogão.

Tire a costela do saco plástico. Com um pincel, passe o azeite e parte do molho Barbecue nos dois lados da costela. Coloque a costela com os ossos para baixo em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus. Coloque a costela no forno e deixe assar por 1h20 pincelando com o molho barbecue dos dois lados a cada 20 minutos. Retire o papel alumínio, pincele o restante do molho barbecue e deixe assando por mais 40 minutos [ou até verificar que está dourada e macia. Nessa hora eu coloco vários dentes de alho no fundinho da forma: separe os dentes de alho um a um, lave suavemente (com casca e tudo) com um pouco de água e coloque para assar no fundo da forma. O alho dessa forma, não fica ardido e fica uma delícia. Após é só tirar da casca e comer junto].

Para acompanhar, você pode fazer um purê de batata, arroz ou uma boa salada. Costumo também fazer também maças cozidas com mel e canela.

É bem simples:

Descasco umas duas maças e tiro o miolo. Pico as maças em fatias médias (mais ou menos 1/2 centímetro), cozinho a maça com um 1/3 xícara de mel e canela ao gosto (normamente eu uso mais ou menos 1 colher de café rasa). Deixe ficar macio e sirvo morninho junto com a costela.

Fica tudo de bom!

Abaixo achei um vídeo no You Tube com um receita parecida ( o molho barbecue dele é um pouco mais simples do que eu faço), porém demonstra a montagem:




Se você quiser ver as receitas originais:

Aventuras Gastronômicas: Juntando a fome com a vontade de escrever
Gastronomia Experimental
No Calor do Fogão

Beijos e até mais!

1 comentários:

ROGELIA MATTOS disse...

SAUDADES DE TU MENINA.VE SE APARECE VIU.ESSE BLOG E MEIO PERIGOSO PRA MIM.KKKKKKKKKKKKKKKKK
BJS AMIGA.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma paulistana gastroplastizada com muito amor a vida e uma eterna curiosa. Sou louca por meu marido, minha família, amigos, vestidos, brechós e cozinhar.

adsense

Banners

back to top