sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PostHeaderIcon Ribs on the Barbie com maça no mel

Olás,

Essa é uma das minhas receitas favoritas apesar de ser engordiet...rs...

Já disse algumas vezes que gosto muito de um restaurante californiano que se chama Outback. Ele é um pouco mais caro, mas com certeza vale a visita.

Depois de muito pesquisar na internet, juntar uma informação daqui, outra dali, consegui montar uma receita básica para fazer uns dos pratos que mais gosto no Outback: o "Ribs on the Barbie".

Já fiz algumas vezes aqui em casa e o povo (vulgo meu marido... rs...), se acaba de comer. Já cheguei inclusive a faze-la em um Natal.

Embora seja demorada (você precisa deixar a costelinha marinando por no mínimo 6 horas), fica uma delícia e vale muito a pena!

Ribs on The Barbie

Ingredientes:
Uma peça de costela de porco com mais ou menos 1 1/5 kg
2 dentes de alho moídos
2 colheres (sopa) azeite de oliva
Sal grosso (moído na hora)
Pimenta do Reino (moída na hora)
Alecrim à gosto
Suco de um limão

Molho Barbecue:
Ingredientes:
1 xí­cara de suco de tomate
1/2 xí­cara de suco de laranja
1 xí­cara de ketchup
1/4 xí­cara de molho inglês
1/4 xí­cara de shoyu
Suco de 1/2 limão
1 cebola média picadinha
1/4 xí­cara de vinagre de maçã
1/4 xí­cara de açúcar mascavo
1/4 xí­cara de mel
1 colher sobremesa de manteiga
1/2 colher de sopa de mostarda
3 dentes de alho bem picadinhos
Sal à gosto
Pimenta do reino (moída na hora) à gosto

Porém se você não quiser fazer o molho barbecue em casa, pode comprar o molho pronto no mercado (também fica muito gostoso).

Modo de fazer:
Tempere a costela com o sal, pimenta do reino, alecrim, suco do limão e o alho. Coloque essa mistura num saco grosso (vende no mercado) e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Para fazer o molho barbecue: aqueça os ingredientes acima (comece pelo açucar e vá acrescentando os demais logo em seguida). Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por por 30 minutos. Apague o fogo, salpique pimenta a gosto, a manteiga, sal a gosto e misture tudo. Reserve.

Obs: quando a começar a engrossar, vai começar a borbulhar como molho de tomate, nessa hora tampe a penela por que pode sujar muito o seu fogão.

Tire a costela do saco plástico. Com um pincel, passe o azeite e parte do molho Barbecue nos dois lados da costela. Coloque a costela com os ossos para baixo em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus. Coloque a costela no forno e deixe assar por 1h20 pincelando com o molho barbecue dos dois lados a cada 20 minutos. Retire o papel alumínio, pincele o restante do molho barbecue e deixe assando por mais 40 minutos [ou até verificar que está dourada e macia. Nessa hora eu coloco vários dentes de alho no fundinho da forma: separe os dentes de alho um a um, lave suavemente (com casca e tudo) com um pouco de água e coloque para assar no fundo da forma. O alho dessa forma, não fica ardido e fica uma delícia. Após é só tirar da casca e comer junto].

Para acompanhar, você pode fazer um purê de batata, arroz ou uma boa salada. Costumo também fazer também maças cozidas com mel e canela.

É bem simples:

Descasco umas duas maças e tiro o miolo. Pico as maças em fatias médias (mais ou menos 1/2 centímetro), cozinho a maça com um 1/3 xícara de mel e canela ao gosto (normamente eu uso mais ou menos 1 colher de café rasa). Deixe ficar macio e sirvo morninho junto com a costela.

Fica tudo de bom!

Abaixo achei um vídeo no You Tube com um receita parecida ( o molho barbecue dele é um pouco mais simples do que eu faço), porém demonstra a montagem:




Se você quiser ver as receitas originais:

Aventuras Gastronômicas: Juntando a fome com a vontade de escrever
Gastronomia Experimental
No Calor do Fogão

Beijos e até mais!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PostHeaderIcon Como tirar a pele do tomate

Olás,

Toda vez que tinha que descascar tomate eu sempre me atrapalhava: me cortava muitas vezes e despediçava muito.

Aos poucos descobri que a melhor forma para se descascar tomate é colocando-os em água quente depois em água gelada. Assim fica muito mais fácil para descasca-los e retirar as sementes para fazer um bom molho.

O vídeo abaixo ensina passo à passo essa técnica que pode parecer super simples, mas com certeza muita gente se atrapalha.



Vocês tem outra dica?

Beijos
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PostHeaderIcon Sobre este Blog

Olás,

A idéia de criar este blog partiu do enorme amor que tenho por cozinhar.

Sou uma cozinheira recente: até cerca de 7 anos atrás não sabia fritar um ovo...rs...

Como disse inicialmente eu não acho que saiba cozinhar, sou uma curiosa que se diverte muito na cozinha.

Sou uma cozinheira engraçada: preparo pratos super difíceis, altero as receitas e no final normalmente dá certo. Porém não sei fazer um arroz branco simples.

É sério!

Consigo empapar, salgar, queimar, deixar sem sal. Ganhei uma panela para fazer arroz no meu casamento, mas nem assim dá certo.

Mas vivo tranquila com isso, já perdi as contas de quantas pessoas tentaram me ensinar a fazer arroz. Invento outras coisas e vou me virando... rs...

Sou uma curiosa que trabalha bem com receitas, mas normalmente dou meu toque pessoal e fico inventando.

Nesse blog, pretendo publicar receitas que como diz o título "Eu fiz e gostei".

Além de outras coisas que vou aprendendo no dia a dia da minha cozinha.

Beijos
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma paulistana gastroplastizada com muito amor a vida e uma eterna curiosa. Sou louca por meu marido, minha família, amigos, vestidos, brechós e cozinhar.

adsense

Banners

back to top